Danos Morais: O que é e como processar uma pessoa

 

como processar por danos morais o que éAprenda o que é Dano Moral e saiba como processar alguém e pedir a Indenização.

A vida em sociedade é um tanto quanto complicada. Todos os dias fazemos contato com diversas pessoas na rua, no trabalho, na escola, e nem sempre esses encontros ocorrem de forma pacífica. Durante a nossa vida, vez ou outra, passamos por algum tipo de situação inesperada que acaba nos atingindo pra valer.

Uma dessas situações, por exemplo, é quando nos vemos em um ambiente público em frente a uma pessoa que, por nenhuma razão aparente, começa a nos ofender e humilhar com palavras que nem em sonho imaginaríamos ouvir. E tudo isso sendo presenciado por várias pessoas ao redor.

Depois dessa humilhação pública que sofremos, as consequências que vêm a seguir são as mais avassaladoras possíveis, fazendo-nos passar por diversos problemas psicológicos. Muitas vezes, por exemplo, ficamos com problemas para sair de casa, para trabalhar, para ter contato novamente com outras pessoas etc.

Tudo isso é o que chamamos de Danos Morais, ou seja, os danos que afetam diretamente o lado psicológico de uma pessoa, depois de passar por alguma situação inesperada, humilhante, dentre outras.

 

E quando uma pessoa é vítima de um dano moral, surge para ela o direito de processar a pessoa que lhe agrediu e pedir uma indenização pelos danos morais que sofreu. Para isso, ela precisa ingressar com uma ação na justiça, o que muitas vezes acaba afastando as pessoas de buscar os seus direitos, por pensarem que é muito burocrático demais.

No entanto, o processo por Danos Morais não é tão demorado assim, e o importante a se destacar é que ao processar alguém você não está só indo atrás da indenização, mas também indo atrás de uma punição para esse ofensor, para que ele não agrida mais pessoas da mesma forma que fez com você (ou pior até).

Além disso, você não gasta nada para entrar com a ação, apenas o valor que acertar com o advogado que contratar. Contudo, se você não puder pagar um advogado, você ainda pode procurar a Defensoria Pública de sua cidade, que eles nomearão um defensor para ingressar com a Ação de Indenização por Danos Morais, e você não pagará nenhum centavo por isso.

Ou seja, se você sofrer algum tipo de dano moral sempre vá atrás de seus direitos, e não apenas pela indenização que poderá receber, mas também para punir o agressor, para que ele não pratique atos como esse novamente e prejudique com outras pessoas!

Caso você queira aprender mais sobre Danos Morais, recomendamos a leitura do guia escrito pelo Dr. Gustavo Provasi, onde ele explica o que você deve fazer assim que sofrer algum dano moral, desde como provar os danos que sofreu, o passo-a-passo para ingressar com a ação, os casos mais comuns de danos morais e muito mais. Confira: “Danos Morais – O Guia Prático“.